Últimas Notícias

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Pedro Alexandre comemora seis décadas de desenvolvimento

Foto: Siga-me Agência Digital


Por Pedro Oliveira

O município de Pedro Alexandre, comemorou no dia 28 de julho (quinta-feira), 60 anos de emancipação política e para festejar a data maior da comunidade, a equipe de governo do prefeito Yuri Andrade (PP), preparou uma programação especial. Historicamente, essa data representa a independência político-administrativa da localidade desmembrada do município de Jeremoabo. Com uma população superior a 16 mil habitantes, Pedro Alexandre, tem uma área territorial de 896 km², próximo a Paulo Afonso.

A programação com seis dias de duração, de 26 a 31 de julho, teve como palco das atenções, a Praça Coronel João Maria de Carvalho. No dia 26, as atividades foram voltadas para a Caravana Social, que ofereceu diversos tipos de serviços à população. No dia 27, foi realizada a Feira da Cultura que teve como tema: Educação em um resgate histórico-cultural do município, que contou com exposições e apresentações das unidades de ensino.  

Na quinta-feira (28), dia do município, as atividades foram reiniciadas as 6 horas, com hasteamento de bandeiras no Paco Municipal, às 8 hs, missa solene em Ação de Graças na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em seguida, corrida da emancipação, desfile de tratores, apresentações de bandas e da quadrilha junina Pisadas do Sertão. Na parte da noite, a animação ficou por contas dos shows artísticos de André Forrozeiro, Zé Pequeno do Rojão e Cadu Monteiro.

No dia 29, as festividades foram abertas com missa do vaqueiro e shows musicais, com os convidados: Mano Walter, Gaby Almeida, Kaik Góis, Sandro Lima & Romance Legal, além de Gabriel Vaqueiro. No dia 30, dia da tradicional cavalgada – maior evento de aboiadores da história do município -, houve shows com Luan Estilizado, Max Bal e Karlinhos, Geo Vaqueiro, Eric Land, Peruano e Rayane Xavier. Encerrando a programação com chave de ouro no domingo 31, as atividades foram reiniciadas com alvorada festiva e shows musicais com Alcymar Monteiro, “O Rei do Forró” e Helinho Ventura.  

Pedro Alexandre foi elevado à condição de cidade no mandato do governador Juracy Magalhães, através da Lei nº 1.763 de 28 de julho de 1962, ao ser desmembrado do município de Jeremoabo. A denominação da cidade se deu em homenagem ao alagoano, homônimo que aportou nessas terras aos 7 anos de idade trazido por seu pai adotivo, o velho Alexandre. Este, embora paupérrimo, tudo fez para proporcionar felicidades a seu filho dando-lhe muitos saberes, inclusive o maior deles, estudo.

Originalmente o local tinha o nome de Caiçara, dado por antigos moradores, onde davam água e comida aos animais, permanecendo esse topônimo até 1947. A partir de 1950 foi nominado Serra Negra, tendo novamente o nome mudado para Voturuna, nome esse dado pelo (IBGE), mas que o povo não aceitou talvez até pelo pouco conhecimento que os mesmos tinham sobre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 1962 alcançou a sua emancipação política, tomando o nome de Pedro Alexandre, aceito por todos da época e pelos habitantes atuais.

Páginas