Últimas Notícias

terça-feira, 31 de maio de 2022

Município de Coração de Maria comemora 78 anos de emancipação




                  O Município de Coração de Maria  comemora nesta quarta-feira, 1° de junho de 2022, seu 78° aniversário de emancipação politico-administrativa, com vasta programação durante o dia. 

                 





                Na primeira metade do século XVIII, onde se erguia o povoado de Lages, foi erguida uma capela consagrada ao Santíssimo Coração de Maria. 

               Município criado com territórios desmembrados de Purificação (atual Irará) e de Santo Amaro, por Ato Estadual, de 10 de março de 1891, com denominação de Santíssimo Coração de Maria. O município foi extinto, em 1843, e anexado a Irará.  Restaurado por Decreto Estadual, de 1° de junho de 1944, com a denominação de Coração de Maria.

                A sede formada freguesia, em 1853, foi elevada à categoria de cidade, por Decreto-Lei Estadual, de 30 de março de 1938. 


Coração de Maria 

CEP: 44250-000

DDD - 075

Voltagem - 110

Distância da Capital: 104 Km

Rodovias de acesso: BA-084 e BA-503

População : 22.391

Gentilico: Comariense

Superfície: 448,161Km2

Clima: Tropical e ameno 

Temperatura: 24°C

Municipios Limítrofes: Feira de Santana, Irará, Conceição do Jacuipe, Pedrão, Teodoro Sampaio e Santanópolis. 

Padroeiro: Imaculado Coração de Maria 

Altitude de 375 metros. 

                 O município de Coração de Maria está parcialmente incluído no Polígono das Secas. É constituído da sede e dos Distritos de  Itacava e do Retiro. 

                Limites e respectivas distâncias 

A Norte,  Irará: 23Km; ao Oeste, Feira de Santana: 25 Km; ao Sul, Conceição do Jacuípe: 9 Km; ao Leste, Teodoro Sampaio: 28 Km; ao Noroeste,  Santanopólis: 35 Km; e ao Nordeste: Pedrão 20 Km.      

               O municipio está ligado  a capital do Estado pela rodovia Salvador/Feira (104) e aos municípios vizinhos pelas seguintes rodovias: BR-324, BR-101, BA-503, BA-084, BA-509 (Rodovia Nilo Coelho) e BA-866 via Retiro. 


               A região é formada por terrenos pouco acidentados, apresentando pouco relevo na parte sul e Sudeste. Ao nascente que faz limite com o município de Teodoro Sampaio seu território é acidentado e constituído basicamente por  massapê.e onde as chuvas são mais frequentes, o que não acontece com o lado do poente que faz limite com Feira de Santana e Santanópolis, neste a topografia é plana apresentando características do semiárido baiano, as chuvas são mais escassas e o modo de produção mais frequente é a agricultura familiar.

               Coracao de Maria possui uma extensão de quase 80% do seu subsolo o minério de ferro. O INEMA já aprovou a extração de minério na região porem, por falta de projetos e logística a atividade econômica não é praticada na região.

              Existem pequenas reservas de matas para extração de madeira e os trabalhadores fornecem lenha no Engenho Raiz. Os moradores da localidade de Mangalô utilizam os cipós recolhidos  da mata para fazerem artesanato  que  são vendidos  em cidades circunvizinhas.

              As principais atividades econômicas dos moradores de Coração de Maria são voltadas a agricultura e pecuária. A maior produção encontra-se na agricultura  do abacaxi que durante muito tempo foi fonte de renda para o município, sendo exportado para outros estados do Brasil tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Durante o auje da produção, a abacaxicultura proporcionava empregos diretos para várias famílias. Em 29 de agôsto de 1981 a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) promoveu a primeira festa do abacaxi em comemoração à grande safra existente. Com a crise na produção de abacaxi, outros produtos começaram a ser cultivados como a mandioca, fumo, amendoim, milho, banana, coco e laranja. Na pecuária  existe a criação de caprinos e ovinos, no entanto predomina a engorda de gado vacum, sendo escoada em alguns casos para o município de Feira de Santana. Existem ainda empreendimentos com a criação de aves (frangos) que beneficia pequenos proprietários de terras. O município é beneficiado por unidades fabris na produção de bolsas, malas e sacolas plásticas, além do mercado informal que absorve mão de obra local. O principal empregador é a Prefeitura Municipal de Coração de Maria.

Páginas