Últimas Notícias

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Procissão do Fogareu será retomada em Serrinha após dois anos por causa da Covid - 19


              A tradicional celebração religiosa na cidade de Serrinha a 173 quilômetros da capital baiana, a Procissão do Fogaréu deve ser retomada nesta quinta-feira (14/4) após dois anos suspensa por causa da Covid-19. A expectativa é que a grande festa reúna 20 mil pessoas. Antes da procissão haverá Missa de Santa Ceia (Lava pés), marcada para 19h00, na Catedral Basílica.

             A Procissão da Fogaréu deverá passar como sempre acontece por diversas ruas da cidade. O percurso deve ser de aproximadamente 5 quilômetros. A saida da Catedral Basílica está prevista para começar às 20h00, seguindo pela rua Emiliano Santiago, Avenida Luis Viana Filho, Rua Joaquim Hortelio, Rua Mariano Ribeiro, Praça Luís Nogueira, Rua Antônio Rodrigues Nogueira descida para Barrocas pela BA-411 com desvio para Colina da Santa onde será o ponto de chegada. A Procissão do Fogaréu é  uma procissão católica realizada anualmente na cidade de Serrinha na noite de quinta-feira santa e representa a perseguição sofrida por Cristo.

            Introduzida pelo padre Carlos no início da década de 30, como rito oficial das atividades relacionadas à  semana santa da Igreja Católica serrinhense, o Fogaréu costuma reunir milhares de pessoas não só da cidade más de outras localidades que juntas procuram relembrar e/ou reviver a captura de Jesus Cristo nos Jardins das Oliveiras, após a traição do apóstolo Judas. Em 2022 a Procissão do Fogaréu em Serrinha completa 92 anos de fé.

Páginas