Últimas Notícias

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Município de Itapicuru celebrou sua emancipação política.



 


Localizado na região norte da Bahia, o município de Itapicurú completou ontem (28/4), 294 anos de Emancipacão Politica


 A cidade de Itapicuru teve origem a partir de uma igreja erigida em louvor a Nossa Senhora de Nazaré em meados do século 17. Já em 1728, era uma das vilas mas aprazíveis do sertão baiano.

 Em obra de 1889, província da Bahia, Durval Vieira de Aguiar, assim a retatava, " a Vila tem sua sede presentemente no antigo e acahadissimo povoado de Missão da Saúde, distante uma légua da primitiva sede... ... A denominação do termo origina- se do Rio Itapicurú, que nasce nas serras de Jacobina e Vila Nova, passa por Santo Antônio das Queimadas e Soure e corta o termo, sempre vadeável, em caminho leste, para desaguar no oceano, depois de passar pela vila do Conde, onde se torna navegável; o clima é sadio apenas alterado por febres que atacam os moradores das margens do rio quando este vaza."

 Município criado por força da resolução Régia de 23 de abril de 1727, Carta Régia de 24 de abril de abril de 1727 e Provisão Régia de  28 de abril de 1727, com o nome de Vila de Itapicurú de Cima, e território desmembrado da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira (atual Cachoeira). Decreto Imperial de 25 de outubro de 1831, transferia sua sede para a povoação da Missão de Santo Antônio da Aldeia ou Missão de Nossa Senhora da Saúde. O município foi extinto em 1931, teve seu território dividido parte para Rio Real e parte para Inhambupe. Foi restaurado com  seu antigo território, desmembrado de Rio Real e Inhambupe por Decreto Estadual de 27 de maio de 1933.

 A primitiva sede criada freguesia em 1680, com a denominação  de Nossa Senhora de Nazaré de Itapicurú de Cima, foi transferida para a freguesia de Nossa Senhora da Saúde da Missão em 1831. Em 30 de março de 1938, foi elevada à categoria de cidade.

 CEP: 48475-000

DDD: 075

VOLTAGEM: 220

DISTÂNCIA DA  CAPITAL: 215 Km

RODOVIAS DE ACESSO : BA-398 e BR - 349

POPULAÇÃO: 36.173  habitantes.

PADROEIRA: Nossa Senhora de Nazaré 

 Área total: 1550,832Km2

Gentilico: Itapicuense 

Clima: semi-árido

Superfície 155 metros ao nível do mar

 Regiões Limítrofes: Olindina, Crisópolis, Ribeira do Amparo, Nova Soure, Rio Real e Cipó na Bahia; Tobias Barreto, Poço Verde e Tomar do Geru no Estado de Sergipe.

Em Itapicurú  e de costume da população ir a feira livre da cidade na sexta-feira, como lazer, os habitantes e visitantes podem ir ao Balneário termal de Itapicurú que fica aberto de terça a domingo. O município é visitado graças a presença de águas termais. O cenário cotidiano é de uma cidade tranquila onde a vida passa devagar e todos se conhecem pelo nome ou apelido.

Páginas