Últimas Notícias

quarta-feira, 23 de março de 2022

Prefeitura de Barrocas comemora 22 anos de Emancipacão Política




             No dia 30 de março de 2022,  Barrocas município distante de Salvador 198 Km comemorará 22 anos de Emancipacão Politica. Para celebrar a data a prefeitura realizará às 05h00 uma Alvorada festiva, entregará a população o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), as 16h00, Missa Solene na Igreja Matriz de São João às 19h00 e após a missa, corte de um bolo nas dependências do Salão Paroquial.

                           História:

 

           O município de Barrocas localiza-se  na região Nordeste do estado. Seu território abrange uma área de 188.195 Km2, e suas terras confrontam-se com as terras dos municípios vizinhos de Araci, Teofilândia ao norte, ao sul e leste com o município de Serrinha e ao Oeste com o município de Conceição do Coité.

             Segundo dados do IBGE, sua população é  de 16.225 habitantes e o clima predominante é o semiárido. Por estar localizado no nordeste da Bahia a aproximadamente 200 Km do litoral, possui um relevo com terras baixas fazendo com que o município fique caracterizado por vários aclives e declives. O município de Barrocas não possui rios ou riachos perenes em toda sua extensão territorial, tendo apenas regatos e afluentes nos períodos de chuvas por estar dentro do semiárido baiano. Com indeces pluviométrico muito baixo o município conta com vários açudes e lagoas artificiais para abastecimento das atividades rurais.

              As festas mais populares em Barrocas sao: Comemoração do aniversário de emancipação do município em 30 de março e festejos juninos de 15 a 24 de junho, alem da Independência do Brasil em 7 de setembro, o Natal em 25 de dezembro.

              No folclore destaca-se a dança de roda, bumba meu boi, cantigas de roda de dança afro-baiana e capoeira. 

              Artesanato de moldura em peças de barro, confecções em peças em sisal, a exemplo de bolsas tapetes, cordas e ornamentos também são destaques 

              As religiões  predominantes  são: a Católica Apostólica Romana e evangélicas.  

               Entre os principais destaques da economia local encontram-se a extração de ouro e a extração de sisal, agropecuária e pecuária. Barrocas é um dos municípios que mais crescem no Estado da Bahia.

Páginas