No dia 30 de março de 2022, Barrocas município distante de Salvador 198 Km comemorará 22 anos de Emancipacão Politica. Para celebrar a data a prefeitura realizará às 05h00 uma Alvorada festiva, entregará a população o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), as 16h00, Missa Solene na Igreja Matriz de São João às 19h00 e após a missa, corte de um bolo nas dependências do Salão Paroquial.
História:
O município de Barrocas localiza-se na região Nordeste do estado. Seu território abrange uma área de 188.195 Km2, e suas terras confrontam-se com as terras dos municípios vizinhos de Araci, Teofilândia ao norte, ao sul e leste com o município de Serrinha e ao Oeste com o município de Conceição do Coité.
Segundo dados do IBGE, sua população é de 16.225 habitantes e o clima predominante é o semiárido. Por estar localizado no nordeste da Bahia a aproximadamente 200 Km do litoral, possui um relevo com terras baixas fazendo com que o município fique caracterizado por vários aclives e declives. O município de Barrocas não possui rios ou riachos perenes em toda sua extensão territorial, tendo apenas regatos e afluentes nos períodos de chuvas por estar dentro do semiárido baiano. Com indeces pluviométrico muito baixo o município conta com vários açudes e lagoas artificiais para abastecimento das atividades rurais.
As festas mais populares em Barrocas sao: Comemoração do aniversário de emancipação do município em 30 de março e festejos juninos de 15 a 24 de junho, alem da Independência do Brasil em 7 de setembro, o Natal em 25 de dezembro.
No folclore destaca-se a dança de roda, bumba meu boi, cantigas de roda de dança afro-baiana e capoeira.
Artesanato de moldura em peças de barro, confecções em peças em sisal, a exemplo de bolsas tapetes, cordas e ornamentos também são destaques
As religiões predominantes são: a Católica Apostólica Romana e evangélicas.
Entre os principais destaques da economia local encontram-se a extração de ouro e a extração de sisal, agropecuária e pecuária. Barrocas é um dos municípios que mais crescem no Estado da Bahia.