Últimas Notícias

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Decoração natalina e festa da padroeira movimentam Valente

Foto: Divulgação


Por Pedro Oliveira

Natal da Esperança, é o tema da decoração deste ano que premia a população da cidade de Valente, a Capital do Sisal -, que há quase dois anos enfrenta a pandemia do coronavírus sem sair praticamente de casa. Nesse período a doençafez29vítimas fatais no município. A explosão de luzes propiciada por milhares de micro lâmpadas, tem movimentado o público e atraído centenas de pessoas às ruas e praças, todas as noites, para apreciar os belos e bem iluminados cenários criados.

Os enfeites além de chamar a atenção das crianças e dos adultos, encantam também, visitantes que chegam para passear, visitar parentes ou até mesmo para participar das festividades da padroeira do município, cuja programação religiosa iniciada dia 17, prosseguirá até o dia 26. Desde o dia 5, o centro da cidade e diversos logradouros estão ornamentos a caráter para a maior festa da cristandade que é o nascimento do Menino Jesus.

O conjunto decorativo da cidade feito pela equipe de governo do prefeito Ubaldino Amaral, conta com presépios, arvores de natal gigantes, túnel com micro lâmpadas, casa de Papai Noel, entre outros elementos. Aliado a arte, o resultado do trabalho vem sendo um encantamento geral para as pessoas. interatividade e a sensibilidade no olhar daqueles que visitam os espaços. As apresentações com figurinos da época, acontecem nos finais de semana, o que tem atraído moradores da zona rural. Segundo populares, essa é a primeira vez na história do município que se monta uma decoração diferenciada como a deste ano.

A ornamentação além de embelezar as três principais praças da sede – Nemésio Martins, Getúlio Vargas e Praça da Matriz, ilumina também, os céus da Praça da Jazida entre outras ruas da sede e dos principais povoados valentense. O prefeito Ubaldino Amaral que administra o município pela terceira vez, disse que os gastos com a ornamentação natalina foram feitos com muita cautela, responsabilidade e respeito ao erário público. “Sempre tratei o funcionário público com respeito e carinho. Hoje a prefeitura conta com 1.500 servidores e uma folha de pessoal da ordem de R$ 3 milhões. No dia 10 pagamos o restante do 13º e no último dia 17, o mês de dezembro. Isso é importante para a economia local. Valente tem crescido bastante porque a prefeitura tem fomentado recursos e aplicado cerca de 95% no comércio da cidade” finaliza o gestor.

Páginas