Últimas Notícias

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Com apoio da Prefeitura, encontro celebra 40 anos de capoeira do Mestre Nildo

 

No último domingo (12), um encontro de capoeiristas movimentou o bairro do Mangalô, em torno dos 40 anos de capoeira do consagrado Mestre Nildo, um dos grandes nomes que representam e divulgam a modalidade, em Alagoinhas.

Realizado pela Escola de Capoeira Expansionista, fundado em 1995 pelo Mestre Nildo, e com total apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) e da Educação (SEDUC), o evento – que foi prestigiado pelo prefeito Joaquim Neto, pela secretária da SECET, Iraci Gama, e pela subsecretária da SEDUC, Keite Lima, representando o secretário da pasta, Gustavo Carmo –  reuniu e fez homenagens a importantes mestres e baluartes da capoeira do estado e de Alagoinhas, como Tomazinho (91 anos), Liberino (79 anos), Índio (70 anos), Petróleo, Angola, Iran Boaventura, Marrom, Deda, Dinei, Babado, Vermelho, Já Morreu, Maia, Alfinete, Navalhada, Corisco, Marreco, Grandão, Brito, Atabaque, Jackson, Gil, Aroldo, Maguila, Rivaldo, Ferro Velho, Falcão, entre outros.

Com participação de mais de 30 grupos de Alagoinhas, Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Simões Filho e Catu, a programação  também contou com rodas de capoeira, graduações, formaturas, além de apresentação de Kung Fu, com o professor Rafael,  Karatê, com o professor Gleiton, Boxe, com o professor Jackson (Gordo), e de Jiu Jitsu, com o professor Dácio, que foi representado por dois alunos.

Cercado pelos amigos, instrutores e aprendizes, Mestre Nildo enalteceu a importância do papel social e cultural da capoeira. “Ela nos proporciona o fortalecimento de amizades, do respeito, da humildade,  e ajuda a tornar as pessoas cidadãs e cidadãos. Me sinto muito realizado por poder ajudar a contribuir no desenvolvimento da capoeira em meu estado e em minha cidade,  e agradeço à prefeitura, aos amigos e comerciantes, por todo o apoio na  realização dos nossos eventos”, afirmou.

 

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM


Páginas