Últimas Notícias

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

 Produtores rurais de Serrinha realizam a primeira compra coletiva da história; 4,5 (quatro toneladas e meia) de cevada chegaram à cidade nesta semana.


A Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria de Agricultura (Seagri), em parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), auxiliou os produtores de leite de Serrinha a realizarem a primeira compra coletiva de cevada seca da história. 


As 4,5 toneladas do produto serão destinadas aos produtores e ajudarão a fortalecer a cadeia de produção do leite em Serrinha e região. O alto valor energético e proteico do produto tem chamado a atenção dos produtores de leite.


Os criadores usam cevada na ração de vacas leiteiras para reduzir custos, essa passa a ser um ingrediente eficiente e barato para integrar a ração das vacas leiteiras. Na ponta do lápis, a cevada seca se mostrou vantajosa, pois aliviou o bolso do produtor, que estava pagando caro pelos cereais.


Os estudos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq) mostram que os preços dos concentrados, que representam 40% do custo de produção da pecuária leiteira, subiram 13,8% de janeiro a novembro do ano passado, impulsionados pela alta das cotações dos grãos, principalmente do milho.




Páginas