Últimas Notícias

sábado, 23 de outubro de 2021

Municipios comemoram emancipacão política e administrativa no mês de novembro de 2021



                 Treze municípios irão comemorar no mês de novembro idade nova na Bahia. São eles: Tremendal, Simões Filho, Vitória da Conquista, Nazaré, Valença, Ibirataia, Rio do Pires, Alcobaça, Anguera, Mirangaba, Rio de Contas, Acajutiba e Mortugaba.

                O primeiro deles será Tremendal no dia 5. Depois será Simões Filho dia 7,; Vitória da Conquista no dia 9,; Nazaré, Valença e Ibirataia no dia 10. Em seguida será a vez do município de Rio do Pires no dia 11, logo depois Alcobaça e Anguera no dia 12. Mirangaba dia 24, no dia 27 será Rio de Contas, no dia 28, Acajutiba e no dia 30 será a vez de Mirangaba.


            Historia do Município de Tremendal


        Tremendal teve sua origem no povoamento da fazenda Brejo, de propriedade de Joaquim Gonçalves, que em 1885, aí se estabeleceu com a familia e agregados, vindo do município de Areia, hoje Ubaira. A partir de 1895, outras famílias se juntaram as primeiras, em virtude da fertilidade da região, transformando o lugarejo num povoado.

        Devido ao espírito empreendedor da família Ferraz, a localidade passou a ser conhecida por Tremendal dos Ferraz.

        Com a decadência do distrito de São Felipe do  município de Condeuba, do qual o povoado fazia parte, em 1922, a sede foi transferida para o arraial de Tremendal dos Ferraz, com a denominação  de Bom Jesus do Tremendal.

        Decreto  Lei n° 10.724 de 30 de março de 1938, simplificou o topônimo para Tremendal. O municipio foi criado com território de Tremendal e parte do território dos distritos de Caraíbas  e Joanina, desmembrados do município de Condeuba, pela Lei Estadual n° 559 de 5 de novembro de 1953, sendo instalado em 7 de março de 1955.

       Tremendal 

CEP: 45170-000

DDD: 77

CLIMA: Semiarido 

ALTITUDE: 530 metros 

DISTÂNCIA DA CAPITAL:588 Km

TEMPERATURA MÉDIA: 21° C

GENTÍLICO: Tremendalense

Padroeiro: Senhor do Bomfim 

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES: Presidente Jânio Quadros, Maetinga, Caraíbas, Belo Campo, Cândido Sales e Piripá.

        O que movimenta  a economia do município de Tremendal, são as famílias beneficiarias dos programas sociais do governo federal, alguns comerciantes e funcionários da prefeitura e tambem movimentam a cidade os recursos dos aposentados. O Programa Jornal dos Municipios que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h00 as 15h30, através da Rádio Continental de Serrinha e o Site Jorge Calmon - Jornal dos Municipios, parabeniza todos os municípios que irão completar idade nova no mês de novembro de 2021.

Páginas