Histórico
O povoamento de origem europeia de seu território, teve início no século XVII, por portugueses que ali se estabeleceram e instalando engenhos e desenvolvendo a cultura da Cana-de-açúcar.
Em 1898, com a instalação de uma casa comercial, formou-se o arraial de Baixa do Jacuipe, que teve o nome modificado para Feira do Berimbau,, por ocasião do início da feira livre, em 1914.
Município criado, com o território do distrito de Conceição do Jacuipe e parte do território do distrito de Barão de Bom Jardim (atual Teodoro Sampaio), desmembrados de Santo Amaro, por lLei Estadual de 20 de outubro de 1961.
A sede formada distrito no então povoado de Berimbau em 1953, foi elevada à condição de cidade, quando da criação do município.
Conceição do Jacuipe
CEP: 44245-000
DDD: 75
VOLTAGEM: 110
DISTÂNCIA DA CAPITAL 94 Km
RODOVIAS DE ACESSO: BA-084, BR-101, BR e BR-324.
POPULAÇÃO: 33.633
SUPERFÍCIE: 115.680 Km2
TEMPERATURA MÉDIA 24,1 °C
CLIMA: Tropical
GENTÍLICO: Conjacuipense
APELIDO: Capital das hortaliças
ALTITUDE: 248 metros.
A cultura da cidade está basicamente ligada ao berimbau e ao samba de roda com o grupo Raízes da Pindoba.
As principais festas que acontecem são os Festejos de Juninos que movimentam a econômia da cidade, através de visitantes de cidades circunvizinhas, que vão prestigiar os shows de grandes nomes da música brasileira. A cidade chega a receber aproximadamente 100 mil pessoas. A festa da Padroeira do município também faz parte da cultura local.
Durante os 10 dias do mês de dezembro, os conjacuipenses vão a Praça da Matriz para prestar as devidas homenagens a Nossa Senhora da Conceição. A festa está imbuída na história da cidade, acontecendo desde os seus primórdios.
O 0itizeiro em Conceição do Jacuipe (Berimbau), e o Bessa, são os grandes produtores de hortaliças do município, cultura que necessita de gande quantidade de agua para irrigação.
O Programa Jornal dos Municipios, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 15h30, através da Rádio Continental de Serrinha, homenageia os municípios de Conceição do Jacuipe, Amélia Rodrigues, Terra Nova e Teodoro Sampaio pela passagem da data natalicia.