Últimas Notícias

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Conceicao do Jacuipe : municipio comemora 60 anos de emancipacão política e administrativa




Histórico

                 O povoamento  de origem europeia de seu território, teve início no século XVII, por portugueses que ali se estabeleceram e instalando engenhos e desenvolvendo a cultura da Cana-de-açúcar. 

                Em 1898, com a instalação de uma casa comercial, formou-se o arraial de Baixa do Jacuipe, que teve o nome modificado para Feira do Berimbau,, por ocasião do início da feira livre, em 1914.

               Município criado, com o território do distrito de Conceição do Jacuipe e parte do território do distrito de Barão de Bom Jardim (atual Teodoro Sampaio), desmembrados de Santo Amaro, por lLei Estadual de 20 de outubro de 1961.

              A sede formada distrito no então povoado de Berimbau em 1953, foi elevada à condição de cidade, quando da criação do município. 

                   Conceição do Jacuipe

CEP: 44245-000

DDD: 75

VOLTAGEM: 110

DISTÂNCIA DA  CAPITAL 94 Km

RODOVIAS DE ACESSO: BA-084, BR-101, BR e BR-324.

POPULAÇÃO: 33.633

SUPERFÍCIE: 115.680 Km2

TEMPERATURA MÉDIA 24,1 °C

CLIMA: Tropical 

GENTÍLICO: Conjacuipense

APELIDO: Capital das hortaliças

ALTITUDE: 248 metros.

                A cultura da cidade está basicamente ligada ao berimbau e ao samba de roda com o grupo Raízes  da Pindoba.

                As principais festas que acontecem são os Festejos de Juninos que movimentam a econômia da cidade, através de visitantes de cidades circunvizinhas, que vão prestigiar os shows de grandes nomes  da música brasileira. A cidade chega a receber aproximadamente 100 mil pessoas. A festa da Padroeira do município também faz parte da cultura local.

                Durante os 10 dias do mês de dezembro, os conjacuipenses vão a Praça da Matriz para prestar as devidas homenagens a Nossa Senhora da Conceição. A festa está imbuída na história da cidade, acontecendo desde os seus primórdios.

                O 0itizeiro em Conceição do Jacuipe (Berimbau), e o Bessa, são  os grandes produtores de hortaliças do município, cultura que necessita de gande quantidade de agua para irrigação.

               O Programa Jornal dos Municipios, que vai ao ar de segunda a  sexta-feira, das 14h00 às 15h30, através da Rádio Continental de Serrinha, homenageia os municípios de Conceição do Jacuipe, Amélia Rodrigues, Terra Nova e Teodoro Sampaio pela passagem da data natalicia.

Páginas