Últimas Notícias

domingo, 15 de agosto de 2021

Prefeitura de Alagoinhas realiza a ação CRAS ITINERANTE nas comunidades rurais

 

Comunidade Novo Paraíso / Foto: arquivo da Secretaria de Assistência Social

A fim de fazer conhecer e ofertar os serviços socioassistenciais disponibilizados pelos Centros de Referência de Assistência Social, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) criou o CRAS ITINERANTE. Na ação, uma equipe é direcionada às comunidades rurais do município, mediante mapeamento prévio.

Em julho, os territórios, com suas potencialidades, fragilidades e as principais demandas em Assistência Social foram diagnosticados. “Por meio de visitas institucionais, atendimentos e diálogos com lideranças comunitárias foi possível traçar algumas estratégias para as ações que seriam desenvolvidas em cada comunidade”, relatou a coordenadora Liliane Rocha.

Comunidade Mangueira / Foto: arquivo da Secretaria de Assistência Social

As Associações Rurais têm sido grandes parceiras do projeto, contribuindo nas várias etapas para operacionalização das atividades, que começaram a ser materializadas na primeira semana de agosto. As primeiras comunidades contempladas foram Novo Paraíso e Sauípe, situadas às margens da BR-101.

Foram ofertados serviços e atividades como: atendimento socioassistêncial, encaminhamento, orientação sobre programas sociais, rodas de conversa sobre o mundo trabalho, entre outros.

Comunidade Espuma / Foto: arquivo da Secretaria de Assistência Social

Na segunda semana de agosto, foi a vez de Espuma, Mangueira e Limoeiro receberem a equipe da SEMAS em seu território. “Diálogo, participação, cidadania e fortalecimento de vínculos foram alguns resultados alcançados”, informou Liliane.

De acordo com a secretária da pasta Ludmilla Fiscina, “a Secretaria Municipal de Assistência Social segue planejando as ações em outras comunidades e buscando inserir o público prioritário em acompanhamento familiar pelas unidades da Proteção Social Básica, orientando o cidadão quanto o acesso aos direitos que são assegurados pelo SUAS. Seguimos juntos no fortalecimento do SUAS e levando o CRAS para mais perto da população!”.

Comunidade Limoeiro / Foto: arquivo da Secretaria de Assistência Social

Comunidade Sauípe / Foto: arquivo da Secretaria de Assistência Social

Páginas