Últimas Notícias

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Município de Ichú comemorou 59 anos de Emancipação Política nesta sexta-feira.



                Devido a pandemia do coronavirus, no início da manhã houve hasteamento das bandeiras, Missa de Ação de Graça na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, Sessão Solene na Câmara de Vereadores do município, entrega da medalha Padre Leopoldo Garcia Garcia e Título de Cidadão Ichuense a personalidades da sociedade local. Durante a semana que antecedeu a data, foram realizadas algumas manifestações em setores da administração municipal, com discursos proferidos pelo prefeito José Gonzaga Carneiro e o vice-prefeito Osvaldo Júnior de Oliveira Carneiro.

               O nome do município se originou com a Fazenda de nome Enchú, cujos primeiros proprietários foram Joaquim Lázaro Carneiro e sua esposa Umbelina Maria Carneiro. Construída por volta de 1920. A fazenda ficava no Distrito de Candeal. Por divergências religiosas entre a Igreja Católica local e a Igreja Batista, o lugar escolhido para as missas foi a fazenda. 

              Por volta de 1925, começou a construir o povoado ao redor da mesma Fazenda.

              Foi criado Distrito com o nome de Ichú pelo Decreto n° 9.556 de 10 de junho de 1935, subordinado ao município de Riachão do Jacuípe. Foi elevado a categoria de município com a mesma denominação, pela Lei Estadual n° 1.766 de 30 de junho de 1962, desmembrado do mesmo município de Riachão do Jacuípe.  Instalado em 7 de abril de 1963, com a posse dos vereadores e do primeiro prefeito Hidelbrando Cedraz.

             O município de Ichú faz divisa com Conceição do Coitė, Serrinha, Candeal e Riachão do Jacuípe. A área total é de 127, 668 Km2, o clima é semi - árido, segundo o último censo, a população é de 6.206 habitantes. Ichú está a 178 Km de Salvador.

Páginas