Últimas Notícias

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Dezenove municípios da Bahia comemoraram sua Emancipação Política no Sábado (14/8).

  


No último sábado, dezenove municípios da Bahia comemoraram sua Emancipação Política.

                 Sátiro Dias, Olindina,Tanquinho, Aporá, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Amparo, Iacú, Caculé, Itahem, Medeiros Neto, Ibotirama, Cocos, Coribe, Candeias, Itagibá, Itapebi, Barra do Mendes, Ituberá, Caculé e Guanambi. 

                

               Sátiro Dias


              A sede formada por volta de 1884, por João da Cruz e sua familia que na verdade moravam em sua zona rural desde 1870.

          Sua emancipação política se deu em 14 de agosto de 1958, tendo como seu primeiro prefeito José Belarmino Cardoso (Ioiô Cardoso). A cidade tem grande extensão territorial e tem forte marca agrícola. A maior parte da população está distribuída na zona rural. O comércio ajuda na econômia da cidade, além do setor de serviços centrados na Prefeitura da cidade. A produção de farinha de mandioca, do milho e feijão, é  forte. Além do cultivo de frutas como melância numa comunidade que fica a irrigação.  No verão é forte também o cultivo do cajú, uma das frutas típicas do município.

           Entre 2006 e 2008, a cidade viveu uma fonte agitação na política, com a cassação do prefeito eleito em 2004, (Márcio Leão), que foi substituído pelo presidente da Câmara de Vereadores da época José Jorge da Silva (Muriçoca) e depois esteve a frente o vereador José de Souza Batista (Zé Martins) como prefeito interino, que governou entre 2007 e 2008. Porém este não terminou o seu mandato, sendo substituído pelo vereador Givaldo Oliveira que finalizou os três últimos meses daquele mandato. Nesse período  de (2005 a 2008), Sátiro Dias teve 4 nomes à frente de sua administração. Sendo considerado este um fato curioso. 

                 Sátiro Dias situa-se no litoral norte baiano. Sua festa da padroeira acontece no dia 2 de fevereiro e é patrocinada por Nossa Senhora do Amparo. Os festejos juninos ocorrem durante os dias 23 e 25 de junho, com grande afluência de pessoas de cidades vizinhas e há ainda a festa de aniversário da cidade.

Sátiro Dias faz divisa ao Norte comTucano, Nova Soure e  Olindina; ao Sul com Água Fria e Inhambupe; a Leste com Olindina e  Inhambupe; e a Oeste Biritinga e Araci.

               Satiro Dias 

CEP: 48485-000

DDD:75

Voltagem: 220

Distância da Capital: 205 Km

Rodovias de acesso: BA-233

População estimada: 17.303

Gentílico: Satirodiense 

Superfície: 974,549 Km2

Temperatura média: 25°C

Altitude: 244 metros acima do nível do mar.

Sátiro Dias foi um médico e político brasileiro. Foi presidente das províncias do Amazonas, nomeado por carta Imperial de 4 de maio de 1880. Nasceu em 12 de janeiro de 1844 em Inhambupe e faleceu em 18 de agôsto de 1913. O nome completo: Sátiro de Oliveira Dias.

Páginas