Últimas Notícias

domingo, 15 de agosto de 2021

Bahiater realiza atividade em comunidade de Mata de São João

 



Pescadores, marisqueiras, agricultores e agricultoras familiares e artesãos, da Associação Foz de Imbassaí, do município de Mata de São João, localizado no Território de Identidade Metropolitano de Salvador, participaram, nesta quinta-feira (12), do cadastramento para a emissão ou renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).

A DAP é o documento que identifica pescadores, marisqueiras, agricultores e agricultoras familiares em suas atividades e garante o acesso a políticas públicas importantes para a produção dessas famílias.

A atividade, realizada na sede associação, foi organizada pela equipe da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Prefeitura de Mata de São João, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

O presidente da Associação de Foz de Imbassaí, Eliomar Menezes, agradeceu o atendimento prestado, por meio da parceria entre a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e da Bahiater, que possibilitou o acesso à DAP: “Vários agricultores se regularizaram e muitos foram incentivados a produzir, junto ao segmento da agricultura. Gostaria de afirmar que é de extrema importância esse trabalho que o Governo tem feito junto às nossas associações. As comunidades se sentem abraçadas e com dignidade, por um trabalho que é tão árduo, mas que sustenta suas famílias”.

A coordenadora da Bahiater, no Território de Identidade Metropolitano de Salvador, Marines Santos, que participou da atividade, observou que além dos cadastros para a emissão e renovação da DAP, também foi realizado um diálogo com alguns agricultores sobre acesso à linha de crédito. Ela informou que foi discutida a possibilidade de uma nova atividade com um engenheiro de pesca, para debater sobre a implantação de tanques escavados, para a piscicultura, além da possibilidade de distribuição de alevinos, uma demanda solicitada pela comunidade.

Fonte: Ascom/Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR)

Páginas