Últimas Notícias

sábado, 10 de julho de 2021

Presidente de Consisal fala sobre atuação do órgão na região



O índice de prefeituras inadimplentes com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – Consisal, chega a 50% o que tem prejudicado o andamento da entidade, a informação é do reeleito presidente do órgão, André Andrade, também prefeito da cidade de Queimadas. “Quando assumiu o consórcio em 2019, encontrei uma caçamba, dois caminhão tanques, um caminhão carroceria de madeira, uma caminhonete F 4000 e uma pá carregadeira, doadas pelo governo do estado com a extinção do Derba, todos sucateados no almoxarifado da prefeitura de Lamarão. Na ocasião levei um mecânico e ao fazermos uma avaliação da situação, fizemos um documento devolvendo as sucatas a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), que não pegou os veículos até o momento. As maquinas não mais pertencem ao consórcio e não tem mais recuperação” explica o presidente.

Com atuação em 19 municípios da região sisaleira, o Consisal foi fundado em 2010, com o propósito de ser um articulador no processo de desenvolvimento de política territorial que abrange uma área de mais de 21 mil km² com uma população de quase 600 mil habitantes. André Andrade informou ainda, que no momento o consórcio vem atuando em obras do Premar 2 que é um projeto de melhorias de estradas vicinais através de parcerias com o governo do estado, Banco Mundial e prefeituras consorciadas. 

Em Queimadas o projeto vem beneficiando a região do Alecrim a Pedras Altas, com 36 intervenções que variam de pequenas pontes, bueiros, passagens molhadas e encascalhamento de estradas vicinais. Essas ações facilitarão à ligação de Queimadas às comunidades contempladas que ficam próximas dos municípios de Capim Grosso e Ponto Novo com o acesso bem melhor, já que as benfeitorias deverão ser concluídas até o final deste ano. As obras em execução têm o financiamento do Banco Mundial em parceria com o governo do estado, Consisal e município contemplado.  

André Andrade comentou ainda, que o período pandêmico evitou muitos investimentos e relata: “O governador Rui Costa tem sido um parceiro muito importante para os consórcios como foi o ex-governador Jaques Wagner. Implantamos o Certificado do SIM em Serrinha e Queimadas, o que tem facilitado que as empresas possam vender seus produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PENAE. Estamos trabalhando também, com o SISBI que é um sistema eletrônico disponibilizado para gestão dos serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal, vegetal e insumos agropecuários dos Estados, Distrito Federal, Municípios e consórcios de Municípios, para que os pequenos produtores possam ter acesso a outros estados e até mesmo as concorrências públicas nacional. Hoje, temos Queimadas e Serrinha com os serviços bem adiantados e acabamos de receber o pedido de Conceição do Coité, que será o terceiro município da região. Tudo isso através de parceria Consisal e o MAPA”.

Páginas