Últimas Notícias

segunda-feira, 21 de junho de 2021

CIB muda critérios para distribuição de vacinas contra Covid-19 a municípios baianos

                                                                        

Após reunião entre gestores do município e do governo da Bahia, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) mudou o critério de distribuição das vacinas contra a Covid-19. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17).

 

Segundo comunicado enviado pelo governo à imprensa, a distribuição das vacinas seguirá apenas de forma proporcional à população de cada município e não mais será levado em conta o percentual de vacinação da influenza de anos anteriores mais o quantitativo de pessoas em grupos prioritários. As mudanças já passam a valer a partir desta sexta-feira (18).

 

“A decisão foi tomada em função de várias assimetrias identificadas na distribuição das vacinas, com alguns municípios já tendo imunizado, com a primeira dose, cerca de 80% da sua população alvo e outros com apenas 20%”, disse o secretário da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas.

 

A remessa de novos lotes de vacinas que chegarão nesta sexta já será distribuída seguindo este novo critério.

 

O secretário da Saúde explica também que outra medida será adotada para a distribuição dos imunizantes: “Caso algum município já tenha ultrapassado 70% de cobertura, receberá 33% do que seria destinado inicialmente e se a cobertura já estiver em 50% ou mais, o quantitativo de doses recebido será de 50%. As doses excedentes serão redistribuídas entre os municípios com cobertura vacinal inferior a 50%. Essa medida vai perdurar até que os municípios baianos alcancem a mesma média de cobertura em todo o estado.


Do BN 

Páginas