Últimas Notícias

quinta-feira, 18 de março de 2021

MUNICÍPIO BAIANO ESTÁ HÁ 7 MESES SEM REGISTRO DE MORTE CAUSADA PELA COVID-19

 


Cardeal da Silva, na região norte da Bahia, completou ontem (14) sete meses sem registrar óbitos associados ao novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o município baiano de 9,3 mil habitantes confirmou dois óbitos causados pela Covid-19, segundo a Secretaria de Saúde local. As duas mortes aconteceram em agosto e em maio, este último foi justamente no período em que houve o primeiro caso na cidade.

A população conta com profissionais da saúde em quatro postos e em uma unidade de pronto atendimento para garantir assistência nesse período de pandemia, nesses locais acontece também a oferta de testes para detecção do vírus mediante solicitação médica. Desde o início da pandemia, Cardeal da Silva registrou 224 casos da doença, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

“Assumir a responsabilidade de cuidar de gente em meio a uma crise sanitária não é a tarefa mais fácil. No entanto, com a colaboração da população em diálogo com uma gestão que se propõe a adequar as medidas dentro da realidade das pessoas, fica mais fácil. Um governo participativo consegue alcançar a sensibilidade dos cidadãos. Acredito que é o ‘segredo’ do sucesso para manter vidas salvas na cidade”, explicou Branco Sales (PP), chefe do executivo municipal.

Os órgãos vinculados ao trabalho preventivo, como a Vigilância Sanitária, realizam, diariamente, inspeções em estabelecimentos na cidade para assegurar o cumprimento dos protocolos sanitários.

Por causa da pandemia, o município suspendeu a cobrança de IPTU temporariamente, prolongou por 90 dias os alvarás para funcionamento do comércio sem intervenção e ofertou de cesta básica para a população de baixa renda, segundo Branco Sales. O governo ainda disponibilizou mototaxistas para fazer o delivery do comércio local.

Páginas