Últimas Notícias

segunda-feira, 18 de maio de 2020

“Faça Bonito”: Prefeitura inicia campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A campanha “Faça Bonito” celebra 20 anos da sua criação, nesta segunda-feira, 18 de maio, data instituída como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O dia é em homenagem à menina Araceli: Em 18 de maio de 1973, com apenas oito anos de idade, ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta do Espirito Santo. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Sob o lema “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, a proposta da campanha nacional é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar do enfrentamento à violência sexual praticado contra a criança e o adolescente, visando garantir que esta parcela da população possa se desenvolver de maneira segura e livre de abuso e exploração sexual.
Em Alagoinhas, o trabalho de proteção à infância e à adolescência é permanente e conta com um espaço para acolher as vítimas desse tipo de violência no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que oferece uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento das famílias. Os casos chegam ao centro através do Conselho Tutelar e dos órgãos jurídicos que compõem a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes: Delegacia de Polícia , Ministério Público e Vara da Infância e Juventude e Defensoria Pública.
Este ano, durante este período de distanciamento social, em decorrência da pandemia do coronavírus, as ações do “Faça Bonito” foram reformuladas, ocorrendo de maneira virtual. Estão sendo utilizados materiais educativos em redes sociais, com informações sobre a campanha, Rede de Proteção, formas de violência e canais de denúncia.

Páginas