Últimas Notícias

sábado, 25 de abril de 2020

Prefeitura intensifica ações de combate a arboviroses; equipes do setor de endemias seguem com ações nos bairros da cidade

A luta e o combate às arboviroses ganharam força, em Alagoinhas, com a mobilização das equipes do setor de endemias e o trabalho estratégico nos bairros da cidade, paralelamente às ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus.
Atenta ao período chuvoso, que favorece o ciclo reprodutivo do mosquito vetor, a Prefeitura intensificou as ações de pulverização espacial, fiscalização de depósitos e terrenos baldios, inspeções e bloqueios nos logradouros adjacentes às áreas onde foram registrados casos de Dengue, Zika e Chikungunya.
Na última semana, pelo menos 6 bloqueios foram realizados na região da Irmã Dulce, inclusive com bombas motorizadas, e os profissionais atuaram também no Barreiro e no 21 de Setembro, com o objetivo de reduzir os índices de infestação do mosquito vetor.

Foto: Divulgação
A rotina de visitas domiciliares, que também foi intensificada, conta – durante o período de enfrentamento à pandemia – com algumas especificidades, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que segue as orientações da portaria ministerial publicada, no que se refere à restrição do trabalho dos agentes à área externa, nas residências de moradores idosos, gestantes ou nas casas com circulação de crianças. A coordenação do setor ressalta, entretanto, que a atuação das equipes continua, com esquema especial de rodízio supervisionado e escalas de trabalho se estendendo inclusive ao período da noite e aos fins de semana.

Foto: Divulgação
“Mais do que nunca, pedimos aos moradores que cuidem dos seus quintais, que eliminem a água parada dos vasos de plantas, e também os pequenos depósitos, como latas, plásticos, cascas de ovos. A pandemia está aí, e nesse período não podemos descuidar também do combate às arboviroses. Nossos agentes estão em campo, estamos notificando, realizando bloqueios, percorrendo os bairros de Alagoinhas, e é necessário que a população também se conscientize para que os resultados sejam efetivos”, enfatizou a coordenadora de endemias, Telma Pio. De acordo com ela, estão mantidas as notificações de casos suspeitos e confirmados de arboviroses, no município, assim como a coleta de pesquisa diagnóstica para Dengue, Zika e Chikungunya, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

Foto: Divulgação
A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, salientou que, em decorrência da pandemia, os agentes trabalham com o distanciamento mínimo de 1,5 metros, em campo, e paramentados com máscaras e álcool 70, adotando as recomendações e normas técnicas preconizadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. A SESAU informou também que os equipamentos utilizados pelos profissionais no combate a arboviroses são 100% higienizados antes e após o uso.
Na segunda-feira (27), as equipes estarão também na região do Thompson Flores e da Praça Kennedy.
Confira ações já realizadas pelas equipes:

Foto: Divulgação

Páginas