Últimas Notícias

quarta-feira, 11 de março de 2020

Prefeitura promove 15 dias de feira voltada à Saúde da Mulher e reduz demanda reprimida de consultas e exames

Iniciada no último dia 27 de fevereiro, a Feira de Saúde da Mulher, que funciona nos períodos matutino e vespertino, com atendimentos gratuitos às pacientes de Alagoinhas, já registrou mais de 7 mil mulheres beneficiadas.
Na Praça Conselheiro Rui Barbosa, onde a grande estrutura foi montada para receber pacientes de todos os bairros da cidade, são realizados exames laboratoriais, ultrassonografia, testes rápidos, vacinação, preventivo e mamografia. Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), que trouxe para o município a carreta de rastreamento do câncer de mama, a Feira é sucesso em participação popular e já representa um marco histórico entre as ações voltadas à Saúde da Mulher em Alagoinhas, com uma contribuição efetiva na redução de demanda reprimida de consultas e exames.
Foto: Divulgação
“É mais uma grande ação do governo Joaquim Neto com o objetivo de reduzir as filas de espera daquelas pacientes que aguardavam pela realização de um exame ou de uma consulta médica. São mais de 50 profissionais de saúde envolvidos, equipes trabalhando desde o acolhimento até a realização de exames, todos mobilizados com um único objetivo, que é oferecer atendimento de qualidade para a nossa população. O trabalho é intenso, são mais de 15 dias de ação e o resultado é mais saúde chegando para as nossas mulheres”, ressaltou a secretária Rosania Rabelo.
Foto: Divulgação
Segundo o prefeito Joaquim Neto, a praça pública, no centro da cidade, tem sido palco, nos últimos dias, de uma das maiores ações de saúde da mulher realizadas na cidade. “A Feira continua esta semana”, enfatizou o Chefe do Executivo Municipal, que chamou a atenção para a importância do investimento em saúde, da desburocratização de processos e de se facilitar o acesso do cidadão às portas de entrada do cuidado e aos profissionais da área.
Foto: Roberto Fonseca/SECOM
Para Dona Edilta Souza Paula de Almeida, que participou da ação, nesta terça-feira (10), os atendimentos são positivos, principalmente para quem mais precisa. “Está ótimo. É bom porque ajuda muito pessoas que não têm condições de pagar um exame desses. Aí vêm aqui e conseguem fazer, tirar as dúvidas. Deveria ter sempre”, comentou. Maria de Lourdes Bispo concorda. “Estou achando muito bom. Tem gente que não pode fazer um exame, tem gente que não pode pagar […]”, relatou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as mulheres podem participar. Para fazer o pré-agendamento, basta entrar em contato com o agente de saúde ou buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde será feito o cadastramento gratuito. São necessários RG, cartão SUS e comprovante de residência. A Feira de Saúde da Mulher continua até o dia 14 de março.


Foto: Divulgação

Páginas