Últimas Notícias

segunda-feira, 2 de março de 2020

Feira de Saúde da Mulher registra mais de 600 atendimentos no 1° dia de mobilização

Sucesso de público, a Feira de Saúde da Mulher, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), registrou 613 atendimentos só na última quinta-feira (27), quando começou a ação na Praça Conselheiro Rui Barbosa.
No local, as mulheres de Alagoinhas encontram exames laboratoriais gratuitos, preventivo, vacinação, ultrassonografia, teste rápido e práticas integrativas, entre outros serviços. A iniciativa conta também com a carreta de rastreamento do câncer de mama, resultado de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), que realiza mamografia nos períodos matutino, das 7h às 12h, e vespertino, das 13h às 18h. Apenas mulheres com idade entre 40 e 69 anos podem fazer o exame, com base nos critérios do Ministério da Saúde.
Para participar, as pacientes devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima ou à sua unidade de saúde de referência, onde farão o pré-agendamento. São necessário RG, Cartão SUS e comprovante de residência. A Feira continua até o dia 14 de março.

“Trabalhamos com seriedade para trazer melhorias e benefícios para a população de Alagoinhas. É uma grande feira de atendimentos e as equipes estão todas mobilizadas para fazer o mais importante, que é cuidar da nossa gente. Todas as mulheres que ainda não fizeram seus exames podem procurar seus agentes de saúde”, ressaltou o prefeito


Segundo a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, a ação contribui para a redução significativa da demanda reprimida, levando atendimento a quem mais precisa. “Tem sido essa a solicitação do nosso prefeito e começamos o Mês da Mulher a todo vapor. Vamos em frente, trabalhando firmes, com uma equipe completamente envolvida para o acolhimento às mulheres de Alagoinhas”, afirmou a gestora da pasta.
Joaquim Neto, que acompanhou de perto os atendimentos.

Entre as pacientes, a avaliação é positiva. “Atende mais gente de vez, a gente consegue fazer mais rápido os exames […] que se fosse esperar por uma clínica ou outro lugar, podia demorar mais”, relatou Maria Aparecida dos Anjos, que passou pelo atendimento na Feira de Saúde. Maria Vera Ferreira de Lima também gostou. “Foi bom, maravilhoso, dez! É bom pra gente ficar atualizado sobre a saúde”, comentou.

Neste sábado, a Feira de Saúde da Mulher continua e, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, uma ação estendida com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social será realizada na Praça, com a continuidade dos atendimentos.

Confira as imagens desta sexta-feira (28):





Páginas