Últimas Notícias

sábado, 15 de dezembro de 2018

Santaluz: Inaugurada a nova sede da 5ª CIA da Policia Militar; ato contou com a presença do comandante geral da PM


Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (14) a nova sede da 5ª Companhia da Policia Militar da cidade de Santaluz vinculada ao 16º Batalhão da Policia Militar, sediada em Serrinha.  O ato de inauguração contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar da Bahia Coronel Anselmo Brandão que chegou de helicóptero no estádio municipal às 09h40 -- onde foi recepcionado pelo comandante do 16º BPM Gilson Paixão e demais autoridades militares e também políticas, a exemplo da prefeita Quitéria Carneiro; dos deputados Alex da Piatã e Otto Filho além de vereadores e secretários municipais.
A comitiva deixou o estádio em um grande comboio com destino a nova sede da companhia que fica na Rua Ítalo Almeida de Jesus, próximo ao Fórum onde foi recebido com honras militares por dezenas de policiais e oficiais do 16ºBPM.
Coronel Gilson Paixão abriu oficialmente a solenidade e ao fazer a leitura do boletim destacou a importância de Santaluz e lembrou do episódio de 04 de dezembro de 2009 quando uma quadrilha estourou o Banco do Brasil, invadiu a sede do então Pelotão, manteve policias de reféns, queimou veículos e levou pânico a população com diversos disparos de arma de grosso calibre que atingiram faixada de casas e prédios comerciais, razão maior para que fosse transformado o Pelotão que antes vinculado a Coité a Companhia.
Paixão elogiou a nova estrutura e afirmou que irá contribuir bastante no desenvolvimento do trabalho da nova sede que tem o comando do capitão Charles. A 5ª CIA/Santaluz conta com oito viaturas e duas motocicletas e é responsável pelos pelotões de Valente e São Domingos. Estima-se que atenda cerca de 70 mil habitantes dos três municípios.
A prefeita Quitéria ao fazer uso da palavra reivindicou junto ao coronel a instalação de uma companhia independente da PM, foi como reforço, pois, ainda no estádio na descida do coronel o ex-prefeito e atual secretário de Administração Junior do Max já havia tocado no assunto.
Ao se dirigir aos policiais no momento do discurso o coronel Anselmo Brandão disse que “aqui é a nossa casa, a casa da família”. Ele afirmou ainda que segurança pública não é apenas polícia na rua, é também um trabalho da família.
Dentre os compromissos firmados com a população luzense, o comandante prometeu que a Companhia ganhará reforço com novos soldados que estão em formação no 16º Batalhão.
Brandão não deixou de falar também da fragilidade das leis, quando os policiais cumprem o oficio de prender os ‘meliantes’ e logo estão soltos. Ele disse também que necessário cuidar das crianças e dos adolescentes.
Colégio Militar
Anselmo Brandão se mostrou disposto a implantar um Colégio Militar em Santaluz e autorizou a prefeita Quitéria se mobilizar neste sentido. Seria já no próximo ano com os moldes do Colégio Militar de Salvador.
Ao deixar a solenidade a comitiva visitou o Colégio Cenos como uma possível opção de instalação do novo colégio que seria o primeiro do território do sisal. Vale ressaltar que apesar de ser um colégio da PM que é estadual, passa a ser conveniado e gerido pelo município.
Fonte: Vem Ver Cidade

Páginas