Últimas Notícias

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Mata de São João tem o melhor IDEB da Região Metropolitana

O município de Mata de São João continua em destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 
Alcançando um indicador de 5,7 nos anos Iniciais (1º ao 5º ano), e 4,6 nos anos Finais (6º ao 9º ano), Mata de São João liderou o índice na Região Metropolitana de Salvador (RMS), composta por 13 municípios. 
Em ambas as séries, o município ultrapassou as metas projetadas para 2021, que são de 4.8 para iniciais e 4.5 para finais. 

null
Arte / Agência Mais Região


De acordo com o levantamento, a Escola Municipal João Francisco dos Santos, na localidade de Campinas de Malhadas, obteve o maior índice nas séries iniciais. A unidade evoluiu de 5.7 em 2015 para 7.8. 
Já nas séries finais, o destaque na avaliação foi a Escola Municipal Antônio Paiva Tolentino, na Localidade de Vila Sauipe, que alcançou 5.4.
“Tenho grande orgulho do sistema de ensino público que montamos aqui em Mata de São João, e quero compartilhar esse meu orgulho com cada cidadão e cidadã matense e com nosso Deputado Federal João Gualberto, por duas vezes Prefeito do nosso município e idealizador e pioneiro da grande transformação que experimentamos nos últimos 14 anos”, destacou o prefeito Marcelo Oliveira (PSDB).
Em Mata de São João, 87% dos 10.220 estudantes da rede municipal estão no turno integral. Na sede, litoral e zona rural, os alunos contam com aulas de reforço no contra-turno, almoço, lanches, oficinas de música, dança, leitura, artes marciais, esportes e muito mais.

O IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi formulado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Em um só indicador dois conceitos são avaliados: o desempenho dos alunos e o índice de retenção e evasão escolar. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o país, realizados a cada dois anos. 

Páginas