Últimas Notícias

terça-feira, 14 de agosto de 2018

TANQUINHO : município completa hoje 60 anos de sua emancipação


   


Em local denominado por Tanque do Gonzaga, formou-se um povoado sob a proteção de  Santo  Antônio, que recebeu a denominação de Tanquinho.
Município criado com o território do Distrito de Tanquinho, desmembrado de Feira de Santana, por Lei Estadual de 14 de agôsto de 1958, com a denominação  de Tanquinho..
A sede, criada freguesia com a invocação de Santo Antônio de Tanquinho, em 1879, foi elevada a condição de cidade, quando da criação do município. 
Tanquinho :

CEP: 44160-000
Voltagem: 220
Distância da Capital 146 Km
Rodovia de acesso  BA -  411 e BR -  324
População: 8232 habitantes 
Superficie: 219,8Km2
Distrito; Tanquinho
Temperatura média: 24,6 graus centígrados 
Gentílico: Tanquinhense
Municípios limítrofes: Feira de Santana, Cardeal, Serrinha e Santa Bárbara. 
Clima: Semiárido 
               
Tanquinho é muito almejado por pessoas que apreciam o turismo ecológico, dos diversos morros e colinas que compõem seu território, o Monte da Emancipação, nome que lhe foi batizado quando da emancipação política do município em 1958. Situado as margens da rodovia BR- 324, sem dúvida é a mais bela elevação rochosa do seu reduto. O minadouro é um manancial de água potável que historicamente foi o responsável pelo nome do município, é outra beleza natural constituído de um verdadeiro tanque em estruturas rústicas que faz minar água do solo rochoso da região.

Páginas